O QUE DEUS VIU EM JACÓ?

by - novembro 11, 2018

Original: Bibles x Coffee

Há algum tempo eu venho fazendo uma leitura diferente da Bíblia, o que não vai ser o assunto desse post, mas essa semana eu terminei de ler a história de Jacó, e eu aprendi muito com ela, mesmo não concordando muito com algumas atitudes dele.

Então, para contextualizar a coisa toda, Jacó é filho de Isaque, aquele que quase foi morto pelo pai em sacrifício a Deus. Quando ele nasceu havia uma profecia de que ele nasceria segurando o tornozelo do irmão (sim, eles eram gêmeos) e assim foi. E sendo bem sincera, ele foi realmente o calcanhar de Aquiles do irmão dele. Quando seu pai estava prestes a morrer, ele fingiu que era o irmão mais velho para receber a benção do pai, o que se a gente olhar com mais carinho é na real a herança. Óbvio que o irmão, mais forte, Esaú, descobriu e ficou bem bravo, o que fez com o que Jacó fugisse. Ai ele foi morar e trabalhar nas terras de um cara chamado Labão, e ele se apaixonou pela filha dele, Rebeca, que era a mais nova, e na maior confusão ele acabou tendo que casar com as duas filhas do cara. Ai ele teve vários filhos, e ele é o pai do José do Egito. E esse é resumo.

O primeiro sentimento que me passou quando eu comecei a ler é de que Jacó tinha problemas. Tipo, ele insiste várias vezes em utilizar de artimanhas para conseguir o que quer. Primeiro ele enganou o pai criando todo um plano para que pudesse se passar pelo irmão, e depois foi Labão, quando ele foi sair da terra do homem eles fizeram um trato no qual ele poderia levar todas as ovelhas malhadas, e bem, ele fez as ovelhas malhadas acontecerem. E eu fiquei muito revoltada e sem acreditar como esse poderia ser um exemplo de homem de Deus, como nós poderíamos ter ele como base para alguma coisa.
Quando estou estudando a Bíblia eu tento escrever pelo menos 2 tópicos de coisas que eu posso tirar do que estou lendo, e muitas vezes eu tive que me esforçar para conseguir enxergar o que Deus via nele. Algumas decisões que esse homem foi tomando nem sempre pareciam ser as melhores, e isso me fez questionar uma coisa: será que nós sabemos?

O que Deus viu em Jacó foi a capacidade de confiar plenamente nele, de se lançar em tudo que o criador propunha sem questionar. Mesmo que as vezes as coisas parecessem tensas e ele pendesse para o que é errado, ele nunca reclamou com Deus e nem duvidou dos planos que o Senhor tinha para sua vida. As promessas Jacó vieram muito antes dele se quer sonhar em nascer, elas foram feitas ao seu avô, Abraão, e refletiram em toda a história da família.

A gente fala muito do amor do criador por nós usando como base o Novo Testamento, mas a história desse homem é prova real de que Deus nos ama e é fiel para cumprir suas promessas, e não há nada que nós possamos fazer para mudar isso, tudo que temos que fazer é confiar e nos dispor a segui-lo totalmente.

You May Also Like

0 comentários